Carregando...
Faça seu login|
Início Notícias
Ler notícia

Reunião no CISCEN apresenta sugestões para o enfrentamento ao COVID-19 na região

Abr

Nessa sexta-feira (24) representantes das prefeituras da microregional de saúde de Guanhães, juntamente com o Hospital Regional Imaculada Conceição (HIC) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG, representado pelo promotor Luciano Sotero Santiago, se reuniram no Consórcio Intermunicipal de Saúde (CISCEN para pautarem a proposta do plano de contingência microrregional – atenção secundária de enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19).

No início da reunião, Luciano Sotero ressaltou que para ver a flexibilização dos comércios é preciso haver o número de leitos suficientes para o atendimento à população reforçou o cenário atual da região em relação à nova situação causada pelo novo coronavirus. Na sequência, ele enfatizou que o plano proposto pelo Estado não tem condições de ser concretizado e que o objetivo da promotoria é evitar que futuramente os gestores sejam responsabilizados.

Doutor Luciano Sotero falou ainda da logística utilizada pela região dos casos relacionados ao coronavirus e reforçou que não tem como flexibilizar o isolamento por causa dos poucos leitos disponibilizados. Ele acrescentou também que os municípios da microrregião sejam retaguarda e encaminhem somente os casos mais graves para o Hospital Regional de Guanhães, pois há 10 respiradores a serem disponibilizados, sendo que seis estão em condições de uso no hospital e há 4 que estão em Itabira que podem ser solicitados novamente.

A prefeita de Guanhães, Dóris Campos Coelho (Dorinha) enfatizou que a região de Guanhães não está preparada para o cenário atual e que a abertura do comércio sem embasamento técnico dos profissionais de saúde poderá gerar maiores danos a toda a população, mas, que será preciso realizar uma adaptação mesmo com poucos recursos financeiros. Ela chamou a atenção ainda para a pressão que os gestores estão sofrendo em suas realidades municipais com os comércios fechados, mas que é necessária lucidez e responsabilidade.

Os gestores da microrregião de Guanhães solicitaram esclarecimento quanto a real situação disponibilizada pelo Hospital Regional e, então, o diretor da instituição, Thales Carvalho, expôs a realidade vivenciada pela entidade.

Foi colocada a proposta para prefeitos e secretários de saúde discutirem com a GRS de Itabira de o HIC estar com 20 leitos clínicos COVID-19, 11 leitos maternidade, 10 eleitos clínica médica e cirúrgica, quatro letras de berçário e cinco leitos pediátricos, além da possibilidade de implantação de 10 leitos de UTI, desde que seja custeado parcialmente pelo Estado de Minas Gerais.

Foi ressaltado ainda que os municípios de Rio Vermelho, Sabinópolis e Virginópolis atenderiam também pacientes de COVID-19. Ficou acordado que os três não irão participar de um plano da GRS, que é funcionar exclusivamente para a retaguarda de paciência de longa permanência. Também será criado um plano da microrregião de Guanhães. Outro ponto é definir o critério de atendimento no Hospital Regional e os protocolos a serem adotados.

Uma outra sugestão proposta é a de que os municípios abram leitos clínicos em Guanhães para terem o aporte mais próximo ao hospital regional. Ao fim da reunião, foi criado um comitê regulador para os casos que deverão serem encaminhados para o hospital regional de Guanhães e para o centro de apoio.

Para definição final das sugestões e protocolos, será realizada uma reunião na sede do consórcio na próxima segunda-feira, 27, às 14h00.